O QUE ROLA NA QUEBRADA?
Beleza Negra
Por Carla Alessandra Sartorelli Guimarães
Pensa numa ideia da hora! Olha só o desfile que as professoras organizaram junto com os estudantes.
O projeto Beleza Negra teve início há 5 anos e, desde então, tem sido um sucesso. Um evento que foi abraçado não só por estudantes e professores, mas também pela comunidade. O desfile nasceu do desejo das professoras Nazaré e Luciane Cristina de valorizar a beleza negra. Os estudantes manifestaram interesse e passaram a se inscrever para o desfile. No dia do evento, painéis são utilizados para a decoração do cenário. Ah! As roupas e acessórios são emprestados e temos um tapete vermelho e turbantes, já as tranças são feitas no dia. O coreógrafo é um ex-aluno que prepara e ensaia o grupo para o desfile, que já virou tradição e é parte da identidade da escola.
Para a Professora Nazaré, o dia é todo dedicado a exaltação da beleza de crianças negras, valorizando-as. E desde então, os meninos e meninas passaram a usar cabelo black power, tranças e cabelos soltos ao vento, construindo um espaço em que cada um pode exibir o seu estilo sem se preocupar com o que o outro pensa.
Para a Professora Luciane Cristina, inovar com atividades criativas incentiva os estudantes a transcenderem os muros da escola.
Todos querem participar. Os estudantes convidam os colegas, mães, funcionários e, quando se vê, toda a escola está envolvida. Fazemos painéis decorativos para a elaboração do cenário e contamos com voluntárias para a maquiagem, e para a produção com turbantes e tranças. Ah! Outra coisa, as roupas e acessórios são emprestados, e o nosso coreógrafo é um ex-aluno que prepara e ensaia o grupo para o evento. Este desfile já é parte da identidade da escola!
Em 2020 foi criado o Whatsapp, Instagram e Facebook para o Beleza Negra com a supervisão de Thamires Barbosa em parceria com o editor de moda Cesar Fassina. Os temas abordados nas redes são indicados pelos integrantes.
Nazaré Aparecida Barbosa é professora de Educação Infantil e Fundamental I. Trabalha no Céu Feitiço da Vila desde a inauguração. É também criadora do Coral Feitiço da Vila.
Luciane Cristina é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Trabalha no Céu Feitiço da Vila desde 2010. É criadora do projeto Beleza Negra.
André de Oliveira é técnico e bacharel em fotografia, formado pelo SENAC. Professor desde 2013 Fullframe Escola de Fotografia, desenvolve desde 2011 projeto autoral de fotografia de rua, ministrou oficina de fotografia, participou das edições de 2017, 2018 e 2019 do Festival Interfoto Itu, lançou o livro “Invisível” em 2016 dentre outras tantas atividades realizadas.