O QUE ROLA NA QUEBRADA?

Bt20
20/06/2022 às 14h17

Fórum de crianças e de adolescentes – FOCA/BT

Por Equipe NAAPA – DRE BT

Fórum de Crianças e de Adolescentes (FoCA/BT) – espaço de participação 

Curiosidades: 

Você sabe a diferença entre emoção e sentimento? São coisas diferentes!

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo e de percepção. Emoção é reação e sentimento é construção. 

Aqui na nossa quebrada há alguns espaços de participação que ajudam a galera a pensar e falar sobre emoções e sentimentos, perspectivas, sonhos, e tudo mais que a imaginação permitir que envolve os direitos da criança e do adolescente.

Vou te apresentar o FoCA (Fórum de Crianças e de Adolescentes do Butantã), que completou 20 anos em 2022 e ganhou até  um logo novinho!

Bt20

 

Bt21

Durante o isolamento, no auge da pandemia, os encontros virtuais promoveram trocas importantes. As discussões foram amplas e mostraram o quanto nossas crianças e adolescentes são críticas, atuantes e criativas. Temos relatos de estudantes que se tornaram expert em instrumentos e culinária. Tem também aqueles que aprenderam um novo idioma, que se encantaram pela arte de fotografar. Foi um período de perdas e luto, mas foi também um tempo de resiliência e adaptações. Até a MC Soffia veio conversar com a gente sobre sua trajetória e aguçou ainda mais nossos sonhos. 

E não paramos por aí, as discussões continuam em 2022 e para te deixar com vontade de participar, vou deixar aqui um pouco da programação.  Anota aí! 

O FoCA mantém, entre suas ações, duas que são permanentes no ano:

Maio: Semana de Combate às Violências contra crianças e adolescentes

Setembro: Semana de reflexões/ações sobre o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente)

Além das Conferências Estudantis Lúdicas.

Te encontro aqui, na nossa quebrada!

Equipe NAAPA: Psicopedagogas: Gabriela Pastrello Bono, Vilma Nardes Silva Rodrigues, Lucimara Campos Leite Custódio. Psicólogas: Edilma Maria da Silva, Jéssica Aparecida Ribeiro Soares. Apoio Pedagógico: Suze Artem Diniz. Coordenador: André Luiz Corrêa.

 

por Turma do NAAPA

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome e Sobrenome são inválidos.
No mínimo 10 e no máximo 500 caracteres.