O QUE ROLA NA QUEBRADA?

Whatsapp Image 2021 12 08 At 09.53.42 (1)
19/01/2022 às 10h04

Projeto Elpizo: amor e solidariedade

Por Equipe NAAPA – DRE Penha

 

TCA Solidário: Como a pandemia afeta os moradores de rua

 

Na quebrada dos alunos da EMEF Arthur Azevedo, DRE Penha, rolou muita solidariedade e amor. Os estudantes Gabriela Del Ciello Abi Chedid, Karine Teixeira De Barros, Yzabella Da Silva Neves, Maria Eduarda Oliveira Santos, Vinicius Cunha Pereira, diante das dificuldades que a pandemia trouxe ao mundo, criaram o “Projeto Elpizo”, com o objetivo de arrecadar e distribuir roupas para as pessoas que necessitavam. Confira alguns registros desse lindo projeto!

Aqui você pode ler um pouco sobre este projeto incrível.

Whatsapp Image 2021 12 08 At 09.55.08

A pandemia, mais do que um fenômeno epidemiológico, revelou-se também como um processo de construção de novas relações sociais, posturas comportamentais e modos de ver a vida. Esse trabalho nos permitiu desenvolver novas formas de investigar sobre a vida cotidiana e de proposição de formas solidárias e autônomas.

Whatsapp Image 2021 12 08 At 09.43.29

O objetivo do trabalho é refletir sobre as implicações éticas decorrentes das diferentes vivências dos cenários pandêmicos. 

Relacionar o enfrentamento da pandemia à luz dos processos de ressignificação da existência e da construção de vínculos sociais.

Whatsapp Image 2021 12 08 At 09.53.41 (2)

A forma como realizamos o trabalho considerou o estudo dos temas/assuntos relacionados ao tema gerador – Pandemia e qualidade de vida. Oficinas on line via google meet de leitura e produção textual, abordando a problematização e a contextualização do tema. Entrevistas, coleta de informações e preparo de materiais. Criação do “PROJETO TCA ELPÍZO”, que nasce da iniciativa de 5 jovens da Unidade Educacional, a fim de arrecadar agasalhos para doar e aquecer a quem tem frio.

Whatsapp Image 2021 12 08 At 09.43.29 (1)

O “PROJETO ELPÍZO” foi criado para auxiliar as pessoas sem teto. O significado da palavra Elpízo é: esperar por coisas boas.  E o grupo do projeto fez uma campanha na comunidade escolar, deixando uma grande caixa no pátio para a doação. O resultado foi além do esperado, pois muitas roupas arrecadadas foram doadas a pessoas da própria Unidade Educacional, e outras foram encaminhadas a ONG que inspira o projeto. 

Whatsapp Image 2021 12 08 At 09.53.41 (1) Whatsapp Image 2021 12 08 At 09.55.07 (1)

De acordo com o nosso trabalho, os objetivos foram alcançados, porque pesquisamos como poderíamos auxiliar moradores sem teto durante a pandemia e se a nossa comunidade estava aberta e disposta a participar desse ato solidário, e percebemos que pessoas de nossa comunidade também precisavam dessa ajuda nesta pandemia.

Os objetivos da intervenção (auxiliar as pessoas a terem um inverno menos sofrido) alcançaram nossa perspectiva.

No folder e durante as palestras divulgamos informações sobre como fazer a doação para ajudar as pessoas entenderem que esta ajuda poderia ser essencial  às pessoas que necessitam neste momento tão crítico da pandemia.

Professores orientadores do trabalho colaborativo de autoria: 

Leandro Souza Rodrigues

Paula Costa Kolikauskas

Wellington Rogério Pereira

Aqui você pode acompanhar mais um pouco o trabalho feitos pelos estudantes do 9º ano da EMEF Arthur Azevedo

 

Equipe NAAPA – DRE Penha

 🌻 Equipe Naapa Penha 🌻

Olésia Patricia Aparecida Giannella Henrique, Juliana Alves Ortunes, Adriana Aparecida Garuti Kimura, Alessandra Serra de Abreu, Luciana Millan Manrubia de Assis, Debora Ribeiro Freire Melo .

por Turma do NAAPA

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome e Sobrenome são inválidos.
No mínimo 10 e no máximo 500 caracteres.