SE LIGA!
Por Carla Alessandra Sartorelli Guimarães
Vamos conhecer a história do livro “O caminho da escola” e saber um pouco mais sobre o escritor Raul Marques. Ah! Não poderia faltar o relato de uma leitora muito especial, a Helena, que gostou tanto do livro que escreveu uma carta para o autor. Vamos lá?
O livro:
O livro O Caminho da escola, lançado em agosto, apresenta a história de Sara, uma menina que vive uma intensa aventura com sua família, enfrentando diversas dificuldades durante a travessia de um deserto. Apesar do medo e da angústia, ela não cede a esses sentimentos por estar motivada pelo sonho de ir à escola. Com muita delicadeza a narrativa, por meio dessas cenas, aborda a vulnerabilidade das pessoas na condição de refugiados.
O autor:
Sou apaixonado por histórias. Em São Paulo, capital, onde nasci e morei até os 19 anos, sempre gostei de viver aventuras e de conviver com personagens extraordinários nas páginas dos livros. Daí para a Faculdade de Jornalismo foi um pulo. Queria porque queria contar histórias para todos, especialmente as histórias de gente simples com seus destinos marcados por tragédias e bem-aventuranças. Escrevi mais de 500 reportagens, visitei o Haiti em 2009 e vi de perto a guerra civil no país caribenho. Desde 2016 me dedico exclusivamente a escrever livros. Estava pronto para outra carreira: a de escritor. O nascimento dos meus filhos — Isabela e João Pedro — me inspirou a escrever livros para crianças e jovens. Gostei tanto da experiência que não parei mais. Agora ofereço aos leitores a história dessa menina que não desistiu de encontrar O caminho da Escola. Adoraria saber se gostaram e como imaginam o futuro dela. Vocês me encontram aqui: @raulmarquesescritor. Até breve!
A leitora: Helena tem 10 anos e leu o livro que aborda o tema dos refugiados e gostou tanto que escreveu uma mensagem para o escritor.
Olha só a cartinha da Helena.
Helena
Autoria e ilustração do livro:
Raul Marques é escritor e jornalista. Além de “O Caminho da Escola” (2021), ele já publicou “A Menina que Adora Perguntar” (2019), “A Revolução das Crianças” (2020) e “O Menino que Reinventou O Mundo”.
Bruna Assis Brasil é ilustradora especializada em livros infantis. Em 2015, ela ilustrou o livro “Malala, A Menina que Queria Ir para A Escola”, de Adriana Carranca, o qual é inspirado na vida da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do prêmio Nobel da Paz, em 2015.
Carla Alessandra Sartorelli Guimarães é professora da rede municipal de ensino e atua como psicóloga no NAAPA da DRE Campo Limpo
Conheça mais sobre a temática abordada no livro em sites de orgãos internacionais, instituições brasileiras e organizações não governamentais:
Organização das Nações Unidas (ONU)
https://brasil.un.org/pt-br
Agência da ONU para Refugiados (Acnur)
www.acnur.org/portugues/
Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)
www.unicef.org/brazil
Comitê Nacional para os Refugiados (Conare)
www.justica.gov.br/seus-direitos/estrangeiros/refugio/conare
Instituto Adus
Compassiva
Migramundo
Programa para apoio para a recolocação do refugiado
Instituto Migrações e Direitos Humanos
www.migrante.org.br
Fundo Brasil