SE LIGA!

O caminho da escola

Publicado em: 23/12/2021 às 10h13
5 Caminho Escola Aletria Capa

Por Carla Alessandra Sartorelli Guimarães

 

Vamos conhecer a história do livro “O caminho da escola” e saber um pouco mais sobre o escritor Raul Marques. Ah! Não poderia faltar o relato de uma leitora muito especial, a Helena, que gostou tanto do livro que escreveu uma carta para o autor. Vamos lá?

O livro:

O livro O Caminho da escola, lançado em agosto, apresenta a história de Sara, uma menina que vive uma intensa aventura com sua família, enfrentando diversas dificuldades durante a travessia de um deserto. Apesar do medo e da angústia, ela não cede a esses sentimentos por estar motivada pelo sonho de ir à escola. Com muita delicadeza a narrativa, por meio dessas cenas, aborda a vulnerabilidade das pessoas na condição de refugiados.

7 6 Foto IlustraÇÃo Personagem Livro

O autor:

Sou apaixonado por histórias. Em São Paulo, capital, onde nasci e morei até os 19 anos, sempre gostei de viver aventuras e de conviver com personagens extraordinários nas páginas dos livros. Daí para a Faculdade de Jornalismo foi um pulo. Queria porque queria contar histórias para todos, especialmente as histórias de gente simples com seus destinos marcados por tragédias e bem-aventuranças. Escrevi mais de 500 reportagens, visitei o Haiti em 2009 e vi de perto a guerra civil no país caribenho. Desde 2016 me dedico exclusivamente a escrever livros. Estava pronto para outra carreira: a de escritor. O nascimento dos meus filhos — Isabela e João Pedro — me inspirou a escrever livros para crianças e jovens. Gostei tanto da experiência que não parei mais. Agora ofereço aos leitores a história dessa menina que não desistiu de encontrar O caminho da Escola. Adoraria saber se gostaram e como imaginam o futuro dela. Vocês me encontram aqui: @raulmarquesescritor. Até breve!

11 Raul Marques Escritos Do Livro Foto Sérgio Isso

A leitora: Helena tem 10 anos e leu o livro que aborda o tema dos refugiados e gostou tanto que escreveu uma mensagem para o escritor.

Olha só a cartinha da Helena.

4 Cartinha Helena 10 Anos Editada 2 Helena 10 Anos Leitora

Helena

Autoria e ilustração do livro:

Raul Marques é escritor e jornalista. Além de “O Caminho da Escola” (2021), ele já publicou “A Menina que Adora Perguntar” (2019), “A Revolução das Crianças” (2020) e “O Menino que Reinventou O Mundo”.

Bruna Assis Brasil é ilustradora especializada em livros infantis. Em 2015, ela ilustrou o livro “Malala, A Menina que Queria Ir para A Escola”, de Adriana Carranca, o qual é inspirado na vida da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do prêmio Nobel da Paz, em 2015.

 

Carlan

Carla Alessandra Sartorelli Guimarães é professora da rede municipal de ensino e atua como psicóloga no NAAPA da DRE Campo Limpo

 

Conheça mais sobre a temática abordada no livro em sites de orgãos internacionais, instituições brasileiras e organizações não governamentais:

 

Organização das Nações Unidas (ONU)

https://brasil.un.org/pt-br

 

Agência da ONU para Refugiados (Acnur)

www.acnur.org/portugues/

 

Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

www.unicef.org/brazil

 

Comitê Nacional para os Refugiados (Conare)

www.justica.gov.br/seus-direitos/estrangeiros/refugio/conare

 

Instituto Adus

https://adus.org.br

 

Compassiva

www.compassiva.org.br

 

Migramundo

www.migramundo.com

 

Programa para apoio para a recolocação do refugiado

www.refugiadosnobrasil.org

 

Instituto Migrações e Direitos Humanos

www.migrante.org.br

 

Fundo Brasil

www.fundobrasil.org.br