SE LIGA!

A cidade dos sonhos

Publicado em: 26/05/2022 às 15h27

Por Regiane Alice de Araujo Rocha

E se você pudesse desenhar sua cidade dos sonhos? Como seria essa cidade ideal na qual você poderia colocar todas as coisas boas que existem e até mesmo as que ainda não existem? Qual seria a paisagem desse local? Teriam quais serviços? Como as pessoas viveriam? Seria diferente do bairro em que você mora?

 

Pensando nesses contrastes, nos inspiramos no Trabalho Colaborativo Autoral – TCA feito pela turma do 8º ano, de 2021, da EMEF Dr. José Augusto César Salgado, no qual eles compararam a Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, com a região de Pinheiros, centro da Cidade de São Paulo, a partir de reflexões sobre o livro “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, lançado em 1.890, e que relata a vida de pessoas pobres em um cortiço do Rio de Janeiro.

 

Segundo o Coordenador Pedagógico da Unidade Educacional, durante a leitura dos capítulos, os estudantes notaram que o autor relatava uma história muito similar a das pessoas que vivem em nosso país nos tempos de hoje, ou seja, mais de 130 anos depois, a situação continua praticamente a mesma.

 

Como parte do trabalho, eles também fotografaram os bairros da Cidade Tiradentes e da região de Pinheiros e os compararam à foto de uma das capas do livro.

 

O que essas imagens significam para você? Em que elas são similares e em que te fazem refletir?

Autoral

Imagem autoral

De acordo com o Coordenador, a partir do TCA, os estudantes perceberam a necessidade de mais políticas públicas para que regiões periféricas pudessem ter um melhor desenvolvimento, e, ao mesmo tempo, notaram que tanto o centro da cidade de São Paulo quanto seus demais bairros possuem diversos locais promovedores de cultura, esporte e lazer. E mais, eles perceberam que estar nesses espaços faz com que se tenha a sensação de pertencimento, e entenderam que, seja na Cidade Tiradentes ou em Pinheiros, a cidade de São Paulo, embora ainda não seja para todos, é de todos, sobretudo quando nos apropriamos dela, lutamos por políticas públicas, cuidamos dos espaços, sonhamos novas paisagens e criamos caminhos para construir locais mais saudáveis, belos, harmoniosos e diversos.

Tiradentes

Autoral1

 

/Autoral2

Imagens autorais dos estudantes

Acreditamos que cada um pode fazer sua parte, começando as mudanças no local onde se vive e ampliando essas mudanças para o mundo, pois, organizar fora também pode ajudar a organizar dentro, ou seja, uma mente mais organizada consegue se expressar melhor. Locais mais harmoniosos podem sugerir mais paz para as pessoas. Aliás, é possível pensar nisso como uma ação em cadeia como a que ocorre, por exemplo, em um jogo de dominós enfileirados.

Autoral3

Imagem Pixabay

Quando a primeira peça cai e toca as outras, gera-se uma sequência de quedas que pode ter diversas proporções, desde que todas as peças estejam, conscientemente, bem posicionadas. Logo, durante o caminho, uma boa ação também pode chegar a muitos que estejam abertos para isso.

 

Para saber mais, indicamos:

– o livro “BELEZA”, por Roger Scruton e Hugo Langone;

– o vídeo: “POR QUE A BELEZA IMPORTA?!” Nova Acrópole Brasil, em que a  professora  Lúcia Helena Galvão tece comentários filosóficos sobre o livro BELEZA, do filósofo britânico ROGER SCRUTON. https://www.youtube.com/watch?v=nRhDpAObf7k

Regiane Alice de Araujo Rocha – Psicóloga Escolar – NAAPA / DRE Guaianases

 

Jogo
05/01/2022 às 11h47

Round 6: E a cultura de que tudo pode ser entretenimento/ e a cultura do pagando bem que mal tem 

Por Hyader Oliveira BATATINHA FRITA 1, 2, 3……….Essa brincadeira é pra pensar. Você já deve ter ouvido falar. Squid Game […]

Direito à cultura
28/03/2022 às 12h23

Direito à cultura

Por Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia   Em junho de 2019 os estudantes da EMEF CEL PM José Hermínio Rodrigues […]

Você sabe o que é guanxuma?
07/04/2022 às 10h49

Você sabe o que é guanxuma?

Por equipe NAAPA – DRE Capela do Socorro Você sabia que dá para fazer uma vassoura com esta planta? A […]