SE LIGA!

E fora do status, como você está?

Publicado em: 03/07/2022 às 14h35
S2

Por Equipe NAAPA – DRE Pirituba/Jaraguá.

Na Internet, as pessoas postam fotos em que estão sempre felizes, mas sabemos que não é bem assim, não é mesmo?

S1

Imagem: Stock.adoble.com

A internet, mesmo sendo um lugar onde se possa encontrar até os mínimos detalhes de um assunto, também pode ser a prisão para algumas pessoas, especialmente para quem ainda está consolidando o entendimento da sua identidade e autoestima.  O Instagram, por exemplo, é uma plataforma onde se tem corpos perfeitos e bem definidos, onde as pessoas estão sempre alegres e de bem com a vida, porém falando do meme que ficou famoso a alguns meses atrás, “e fora dos stories, como você está?”.  Essa realidade “perfeita” não é de todas as pessoas que usam as redes sociais.

As fotos que são postadas, não se igualam à verdade. E como isso afeta a autoestima dos jovens que estão tentando se descobrir? Os mesmos adolescentes que estão tentando se descobrir em uma sociedade em que o corpo perfeito é mais importante que a saúde mental, que uma curtida é mais importante que a minha visão sobre mim. As redes sociais são um mundo à parte da realidade social, que não condiz com os problemas e sentimentos de pessoas que existem.

Nas redes sociais, onde se encontram pessoas falando sobre amar os seus corpos da forma que eles são, se amar com suas particularidades, com a sua cor de pele ou sexualidade, é o mesmo lugar em que pode-se encontrar pessoas, que se dizem especialistas, em como emagrecer de uma forma não saudável, de uma forma que só se pensa no resultado e não no processo todo. Um adolescente que está questionando seu corpo, suas escolhas, ao ver uma página tão agressiva, pode entrar em looping de não aceitação.

S3

Imagem: Pixabay

Então, o que podemos tirar de bom da internet? Podemos buscar páginas e pessoas com quem possamos nos identificar,  nos sentir pertencentes a um grupo, a uma comunidade. Encontrar pessoas e informações que façam sentido para nossa realidade e possam nos ajudar a nos sentirmos bem conosco mesmo e com os outros, esse é o lado bom da internet. Esse acolhimento nas redes sociais é importante e pode se estender para a vida offline.

A internet pode ser um espaço maravilhoso para conhecer o novo, para se conhecer e entender melhor sobre o mundo, mas é preciso ter um melhor entendimento em como usá-lo, para que não ultrapasse os nossos limites. É importante também partilhar o que você vê com quem está ao seu redor, para a partir da sua comunidade real você possa trazer as idéias e discussões para seu dia a dia e fazer desse conhecimento uma forma de crescer.

S4

Imagem: Pixabay

Equipe NAAPA – DRE Pirituba/ Jaraguá

Pjequipe
Maputo1
08/12/2021 às 19h46

De Moçambique para o Brasil: o relato de uma migrante

Por Maria da Luz Amélia Smith Nunes da Silva Meu nome é Maria da Luz Amélia Smith Nunes da Silva. […]

O que eu sei sobre o que sinto?
28/03/2022 às 12h34

O que eu sei sobre o que sinto?

Por Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia Você já sabe que podemos expressar as nossas emoções por meio da arte, por […]

Jttt
16/02/2022 às 18h00

O bullying e os impactos emocionais

Por Simone Guedes e Marcela Sacomam Você sabe os efeitos que o bullying desencadeia?  E o que fazer? Veja aqui: […]