SE LIGA!

O que eu sei sobre o que sinto?

Publicado em: 28/03/2022 às 12h34

Por Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia

Você já sabe que podemos expressar as nossas emoções por meio da arte, por isso, a pintura, a música, a leitura são fundamentais na nossa vida.

As palavras e o silêncio também revelam para o outro o que estamos sentindo, portanto, a escola é um espaço privilegiado para as interações, uma vez que lá temos amigos e professores, pessoas que nos ajudam a refletir sobre nós mesmos e sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos.

Muitas vezes não conseguimos nomear o que estamos sentindo, e é importante saber nomear. Sabe por quê? Porque aprendemos sobre nós e o autoconhecimento nos ajuda a enfrentar situações desafiadoras.

Podemos fazer um exercício, olhando para dentro de nós e respondendo perguntas como estas:

Fb

 

Às vezes, alguns pensamentos sabotadores aparecem no nosso pensamento, e isso pode paralisar e impedir a nossa reação diante de problemas, dificultando a nossa ação, por isso, aprenda a olhar e reconhecer esses pensamentos.

Fbb1

Questione-se para saber como se sente, assim você conseguirá reconhecer os seus sentimentos, perceber a sua condição pessoal e enfrentar os desafios diários, mas lembre-se de que você pode pedir ajuda sempre que necessitar, pois todos nós nos fortalecemos quando podemos contar com a ajuda de pessoas em quem confiamos.

Para finalizar, lembre-se de muitos direitos estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – Eca. Confira o que diz o Art. 7º

A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

 Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia: Alexandre Bernardo da Silva, Rafael da silva Pereira, Maria Zilma Nunes Moreira Lopes, Fernanda Araujo da Costa Morais, Cristiane Carvalho Pereira.

Imagem da capa: Pixabay

 

Poppies G6740559d9 1920
19/01/2022 às 19h08

Qual o meu lugar de fala?

Por Equipe NAAPA – DRE Penha   Qual o meu lugar de fala?   Os alunos do Ens. Fundamental II […]

Pe3
23/11/2021 às 19h46

Bora todo mundo, bora fazer poesia para o mundo

Por Juliana Alves Ortunes   Durante a pandemia, a situação ficou complicada, por isso, muita gente buscou na arte uma […]

Transições
26/05/2022 às 15h36

Transições

Transições Por Letícia Aparecida dos Anjos – Estagiária da área de Psicologia no NAAPA/DRE Guaianases   “Mude, mas comece devagar, […]