SE LIGA!

Inclusão x exclusão digital

Publicado em: 03/07/2022 às 15h11
D1

Por Equipe NAAPA – DRE Pirituba/Jaraguá

Hoje em dia é difícil pensar num mundo desconectado, sem internet, não é? No mundo digital, a gente conhece, pesquisa, cria e se relaciona. Fazemos diversas coisas que fazemos no mundo real, mas com outras ferramentas e num tempo/espaço diferente.

Mas será que as relações que criamos nesse mundo acontecem da mesma forma que no mundo real? Você já parou pra pensar nisso?

D2

Imagem: Freepik

D3

Imagem: Freepik

Por exemplo, o quanto de pessoas que nem sempre tinham espaço pra falar da sua vida, suas dificuldades e vitórias, puderam a partir das redes sociais falar sobre isso e unir forças com outras que também passam pelas mesmas coisas?

Muitas questões importantes têm sido discutidas no Instagram, Tik Tok e outras redes sociais, como por exemplo sobre racismo, questões de gênero e sexualidade, de saúde mental, de vulnerabilidade social. E isso é muito positivo! Afinal, dessa maneira podemos nos questionar sobre nossa realidade e tentar mudar e melhorar ela.

D4

Imagem: Pixabay

Ao mesmo tempo, podemos perceber que mesmo nesse mundo digital que é capaz de incluir tantas vozes, podemos também ter muita exclusão. Isso porque não são todos que têm acesso a internet. Muitas crianças e adolescentes ficaram de fora da aprendizagem no ensino remoto, porque não tinham acesso à internet ou aparelho de celular. Isso não é justo, né?

Infelizmente, ainda vivemos numa realidade desigual que se reflete no mundo digital. A inclusão e a exclusão digital convivem lado a lado e, assim como na vida real, precisamos pensar sobre e buscar soluções para uma sociedade cada vez mais inclusiva, sempre pensando no coletivo. Que tal começar levando essa discussão pra sua escola?

Alguns perfis que trazem a inclusão pras redes:

@ivanbaronn – seu perfil é cheio de informação com bom humor sobre a inclusão e sobre a luta contra o capacitismo.

@majudearaujo – modelo com Síndrome de Down, ativista na causa das pessoas com deficiência.

@djamilaribeiro1 – filósofa e escritora, seu perfil informa sobre o seu ativismo na causa anti-racista.

@movimentocorpolivre – perfil fundado pela escritora Alexandra de @alexandrismos, que tem como objetivo mudar o olhar sobre a beleza padrão.

@nicknagari – criador de conteúdo, trans não-binário e escritor sobre transgeneridade e bissexualidade.

@profaleticia_ – professora da Universidade Federal do Piauí, é autora e criadora de conteúdo acerca da travestilidade e sobre vivências do corpo preto e gordo.

@transpreta – historiadora e comunicadora, Giovanna Heliodoro é uma criadora e colunista que discute questões de travestilidade e pretitude nas redes sociais.

Imagem da capa: freepik

Equipe NAAPA – DRE Pirituba/Jaraguá

Pjequipe
Diversidadesa
10/03/2022 às 13h47

Você já ouviu falar em Kintsugi?

Por Equipe NAAPA – DRE Santo Amaro   O ‘kintsugi’, significa emenda de ouro, e é uma técnica centenária do […]

Diversidade Jt
16/02/2022 às 18h01

Podcast e diversidade

Por Camila Cristina Lopes   Nesse podcast, a estudante Mariana Vitoria Ferreira da Silva, de 12 anos, que tem baixa […]

Imagem Abertura Diversidade
21/12/2021 às 14h58

A potência do futebol feminino

Por Renata e Vanessa A potência do futebol feminino Foto: Joshua Hoehne – Unsplash Cristiano Ronaldo, Neymar, Messi, Mbappé … […]