PARA QUEM CUIDA
O atendimento aos estudantes acolhidos em SAICA durante a pandemia de COVID-19
O SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – é um serviço que oferece acolhimento a crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de proteção e de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias estejam temporariamente impossibilitadas de oferecer cuidado e proteção. O acolhimento se dá por via judicial ou por requisição do Conselho Tutelar.
Por seu histórico de vulnerabilidade e pelo fato de o Estado estar como responsável por esses bebês crianças e adolescentes, os estudantes passam a ser acompanhados pela Rede de Proteção e pelo NAAPA, quando matriculados na Rede Municipal de Educação. A função do NAAPA, para além de setor articulador e fortalecedor da Rede de Proteção, é acompanhar o desenvolvimento integral desses estudantes e apoiar as unidades escolares nas quais eles estão inseridos.
A pandemia de COVID-19, a partir de março de 2020, impôs uma série de obstáculos ao acompanhamento dos estudantes, inclusive aqueles acolhidos em SAICAS. Para manter contato com esses estudantes num momento de isolamento, cada um dos trezes NAAPAs da cidade de São Paulo desenvolveu várias estratégias.
O NAAPA da DRE Santo Amaro, entendendo a importância da manutenção do diálogo, elegeu o telefonema e a videochamada como meios para estabelecer a comunicação com as equipes dos SAICAS e estudantes acolhidos. Semanalmente, a equipe NAAPA entrou em contato, primeiro com a equipe do SAICA, para saber como os estudantes estavam passando pelo isolamento e escutar as demandas, ajustando o fluxo de trabalho. Depois, o contato foi com os estudantes apontados pelo SAICA ou escola, e aqueles que quisessem conversar.
A partir desses diálogos, o NAAPA Santo Amaro acionou serviços da rede de proteção, apoiou e orientou a escola, e planejou ações e atividades a serem desenvolvidas, mesmo que à distância, com esses estudantes.
A cada contato, foi possível perceber como essa ação era importante para as crianças e adolescentes do SAICA, para verem que o isolamento era uma medida de prevenção para saúde, e isso não significava ser esquecido e não poder interagir com outras pessoas, pois o NAAPA e a escola estavam lá para eles.
Para saber mais…
Sobre SAICA:
Sobre o NAAPA:
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/NAAPA/
Sobre o NAAPA DRE Santo Amaro:
https://naapadrestoamaro.wixsite.com/naapasantoamaro
https://www.facebook.com/naapasantoamaro
https://editorajuma.com.br/naapa-santo-amaro-e-o-enfrentamento-a-questoes-para-alem-da-pandemia/
[1] Equipe do NAAPA DRE Santo Amaro: Coordenadora: Ana Claudia de Paula. Psicóloga Institucional: Soraia Regina Dib. Psicopedagogas Institucionais: Érika Utimura, Débora Cardoso e Mariangela Alves Feitoza Fernandes. Colaboradora: Paula Augusta Bettio Sanches.