PARA QUEM CUIDA

Ações para prevenção e intervenção ao uso de drogas

Publicado em: 26/05/2022 às 14h57

Por Gisele Oliveira de Brito e Regina Lopes de Lima Baldi

 

A partir das situações complexas relacionadas às questões de drogadição vivenciadas por alguns estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de nosso território, a equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem – NAAPA da DRE Guaianases promoveu, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS II AD, um espaço para discussão que ocorreu inicialmente com os setores da DRE G e, posteriormente, se estendeu  às EMEFs, envolvendo todos aqueles que fazem parte do cotidiano escolar e que, vez ou outra, se deparam com situações que envolvem essa temática e que acabam não sabendo lidar com isso. Essa discussão foi mediada por um médico do CAPS II AD e sua equipe, que se dispôs a tirar dúvidas, acolher as angústias, e fazer  orientações referentes ao tema abordado.

Iniciamos as ações com as Unidades Educacionais, cujas queixas estavam relacionadas a estudantes que faziam uso de substâncias recorrentemente.

Diante disso, algumas indagações já se faziam presentes:

– Quais problemas reais relacionados ao consumo de drogas são enfrentados no cotidiano escolar e quais estratégias e encaminhamentos geralmente são utilizados para a sua resolução?

– Quais os conhecimentos que os educadores precisam ter para um bom desfecho das situações-problema?

– Os educadores sentem-se/estão preparados para lidar com o tema “drogadição” e realizar ações de prevenção?

O Doutor convidado, juntamente com a sua equipe do CAPS II AD, discorreu sobre essas questões, uma vez que as angústias e dúvidas apresentadas revelaram a necessidade de um coletivo profissional capacitado para apoiar-nos e auxiliar-nos na promoção  de ações de prevenção e enfrentamento dessas situações complexas que se revelam no cotidiano escolar.

Consideramos importantes esses espaços de diálogos em parceria com profissionais que atuam em diferentes áreas, mas que atuam em prol do mesmo sujeito.  Esses momentos fortalecem as ações, direcionam as intervenções e trazem a oportunidade de reflexão e ampliação do conhecimento.

 

G5 G4

Diálogo com os educadores da EMEF Vladimir Herzog

Diálogo com os educadores da EMEF Caio Sérgio Pompeu de Toledo

Gisele Oliveira de Brito é Psicopedagoga Institucional – NAAPA/DRE Guaianases

Regina Lopes de Lima Baldi – Coordenadora – NAAPA/DRE Guaianases

Bt01
03/06/2022 às 15h56

Como lidar com as emoções?

Por Equipe DRE Butantã Em roda de conversa e práticas corporais, os estudantes da EMEF Júlio de  Mesquita falaram e […]

Direito a ser ouvido
28/03/2022 às 11h32

Direito a ser ouvido

Por Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia   No contexto escolar em uma pandemia, depois de um período do ensino remoto, […]

Si E O Outro
16/02/2022 às 18h04

Tecendo olhares e expressões de si e dos outros

Prezado leitor, prezada leitora:   As ações lúdicas realizadas pela equipe do NAAPA são intervenções aplicadas em pequenos grupos ou […]