SE LIGA!

Descobrindo o que é abuso digital na construção do Trabalho Colaborativo de Autoria – TCA

Publicado em: 20/12/2021 às 11h34
Desenho1ip

Por Kherolaine Ferreira

 

O TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria), no ano de 2021, apresentou desafios e particularidades para além dos objetivos comuns ao trabalho.  Os alunos estavam na escola a cada 15 dias no sistema de rodizio; outros, apenas no ensino remoto, o que dificultou um pouco mais o desenvolvimento das ações do TCA. Neste sentido, pensando em todos esses desafios, focamos o trabalho nas ações que interferem no ambiente escolar e o registro seria formalizado via plataforma Padlet.com.

Assim, os alunos do 8°B se dividiram em dois grandes grupos, onde foi realizada uma aula com tempestade de ideias sobre os temas, e os grupos tiveram autonomia na escolha de seus temas. Depois, foram listados na lousa todos os temas que eles pensaram, inclusive com consulta online dos alunos no ensino remoto. Houve votação com empate dos temas: violência  sexual e Internet. Ao observar esse empate, sugeri que a turma delimitasse o tema, surgindo dessa forma a temática: “Violência  sexual na internet”.  As pesquisas foram realizadas por meio do Google Formulários. Houve produções textuais (verbal e não verbal), sobre a temática, levando em consideração as habilidades  dos alunos do grupo, tanto com as tecnologias, com edição de áudio, criação de QR code e desenhos ilustrativos. O trabalho não está  finalizado, pois os alunos continuarão o TCA no 9° ano/2022, mas já conta com grande postura e autonomia  dos alunos envolvidos, o que para nós já é um avanço significativo no trabalho de autoria e protagonismo.

Veja o trabalho realizado pelos estudantes e ouça o podcast! O trabalho deles ficou incrível!

Esta faixa cobrindo os olhos representa quando o jovem é manipulado pelo agressor; e, as correntes são quando o jovem fica preso ao agressor, e a rachadura representa o trauma. (José Aparecido)

Abuso Digital Desenho José Aparecido

José Aparecido

Podcast: É só clicar

 

Professora Kherolaine Ferreira é professora da Rede Municipal de Ensino de  São Paulo e atua como POED da EMEF General Osório

 

Profissionais do NAAPA responsáveis por esta seção:

1imag

Patrícia Cristina Santos da Silva – Psicopedagoga Institucional NAAPA DRE IP

2imag

Viviane Nogueira da Silva – Psicóloga Escolar NAAPA DRE IP

 

 

Direito à cidadania e à aprendizagem
28/03/2022 às 12h09

Direito à cidadania e à aprendizagem

Por Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia    ART.58 “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do […]

Dado
01/02/2022 às 09h56

Hora de voltar para a escola

Por Equipe Naapa DRE Itaquera   As férias terminaram e agora tá na hora de voltar para a escola. E […]

Hands G58c4e2fbf 1920
18/10/2021 às 13h56

A importância do outro na vida da gente

Por Vilma Nardes Chega mais, gente boa! Esta é a história de Raissa. Ela estava tão deprê. Quando a pandemia […]