SE LIGA!

Ligados e interligados

Publicado em: 03/07/2022 às 14h22
Descobertas Pj2

Por Equipe NAAPA – DRE Pirituba/Jaraguá.

 

Ao longo da pandemia nos vimos diante de muitas mudanças em nossas rotinas, com a necessidade do isolamento começamos a pensar em possibilidades de continuar juntos, mesmo com a distância.

Descobertaspj

Imagem: Pixabay

A partir desse novo cenário, os recursos digitais se revelaram como ferramentas que podem nos auxiliar na continuidade de nossas rotinas, começamos a utilizar o celular, tablet, computador cada vez mais para o trabalho e estudos, assim como para o contato com a família e amigos.

Na escola essa realidade não foi diferente, percebemos que poderíamos realizar atividades em grupo, mas agora utilizando o whatsapp, por exemplo, também poderíamos tirar dúvidas com os professores a partir de um chat, assistir aulas, vídeos complementares das disciplinas e ler textos ao mesmo tempo. Esse contexto também revelou uma situação onde a desigualdade não permitiu o acesso a todos os estudantes aos recursos digitais.

Descobertas Pj1

Imagem: pxhere

Nesse sentido, podemos destacar o quanto atribuímos novos sentidos e significados às ferramentas que utilizamos conforme as mudanças ocorriam, ao longo da pandemia. Quando poderíamos imaginar que os grupos da sala de aula estariam no whatsapp e que utilizaríamos as redes sociais para nos conectar com os colegas, professores e comunidade escolar? Será que tínhamos a dimensão dessas possibilidades? Já pensamos o quanto o espaço escolar é importante, sabendo que o acesso aos recursos digitais não foi para todos? Percebemos que muitas aprendizagens podem ser compartilhadas a partir desse período de novas descobertas construídas.

Para refletir…

Você já parou para pensar o quanto surgiram novas formas de uso das tecnologias e das redes sociais ao longo da pandemia? Como era antes e o que mudou? A falta de acesso revelou o quanto ainda precisamos avançar para que os recursos tecnológicos e a internet cheguem para todos, você já conversou sobre esses assuntos em sua escola? Que tal você e sua turma debaterem sobre o acesso à internet no território onde moram?

Quando temos a oportunidade de pensar sobre a realidade ao nosso redor, podemos perceber que também somos parte dela e de sua transformação.

Descobertas Pj2

Imagem: Pixabay

Equipe NAAPA – DRE Pirituba/Jaraguá.

Pjequipe
Direito à cidadania e à aprendizagem
28/03/2022 às 12h09

Direito à cidadania e à aprendizagem

Por Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia    ART.58 “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do […]

Urubu2
05/01/2022 às 11h31

A saga Zeca Urubu

Por Vileide Aparecida Clemente de Oliveira Crônica: A SAGA ZECA URUBU Aventura é pouco! O que fazer ao deparar-se com […]

Pj
23/11/2021 às 09h15

Crescer não é fácil, mas é muito interessante

Por Luana  Arakaki Ramos Talvez você não saiba, mas o processo de crescimento acontece de várias formas, tanto no nosso […]