PARA QUEM CUIDA
Por Equipe NAAPA – DRE BT
O NAAPA e o coletivo da EMEI Benedicto Rocha realizaram atividades lúdicas fundamentadas na Comunicação não violenta e prática do yoga, na intenção de sensibilizar o olhar para o mundo interno. Por meio de exercícios de escuta empática, estimulamos a participação do grupo para a percepção dos sentimentos e necessidades que emergem do relato de cenas do cotidiano trazidas pelas profissionais.
Utilizamos como recurso as cartas de Sentimentos e Necessidades (inspirado no baralho da CNV Infantil), para ampliar o vocabulário emocional, facilitando a identificação das emoções e oferecendo um repertório de possibilidades de atividades a serem realizadas com as crianças.
Estamos falando muito sobre emoções e sentimentos, não é mesmo?
Pois é, esses dois anos de isolamento nos deixaram mais vulneráveis e frágeis.
As professoras e os professores receberam muitas crianças e adolescentes que passaram por perdas irreparáveis e tudo isso impactou a todos.
A escola precisou se reconectar e reorganizar as propostas que já existiam. E diante da impossibilidade do abraço físico, fomos lá e demos um abraço simbólico. Um afetuoso e apertado abraço à distância!
Vou te contar como foi a vivência.
A ideia foi a seguinte: se você conhecer bem aquilo que sente e souber nomear as suas emoções, encontrará recursos internos para lidar com aquilo que causa sofrimento. Calma, eu sei que não é tão simples assim, mas é um caminho. Vamos juntos?
Numa manhã ensolarada fomos até o Centro de Educação Infantil, fizemos uma grande roda ao ar livre e sugerimos uma sessão de relaxamento. As professoras, ao som de uma música que acalma e relaxa, entraram em contato com seu mundo interno, por meio da atenção no fluxo respiratório conduzido por exercícios lúdicos adequados ao universo da Educação Infantil.
Com o apoio de algumas cartas ilustradas com sentimentos e necessidades, as profissionais relataram vivências e puderam identificar emoções ao passearem pelas suas memórias.
Agora é a sua vez. Deixamos a sugestão para você aprender a respiração do leão, uma prática do yoga, que nos ajuda a acalmar e aliviar as tensões.
- Inspire pelo nariz
- Expire pela boca colocando a língua para fora na direção do queixo enquanto produz um som de ‘haaaaa’.
- Mantenha seu olhar focado no nariz ou ponto entre suas sobrancelhas.
- Observe as emoções e pensamentos negativos irem embora.
O que a prática de yoga diz sobre o exercício da respiração do leão:
A respiração do leão, ou simhasana em sânscrito, é uma prática que você pode fazer sozinho. Esticar a língua e rugir como um leão pode ser exatamente o que você precisa para relaxar ou se expressar.
Essa prática faz sucesso com as crianças que se divertem com as expressões faciais e sons que produzem.
É indicada para os momentos de agitação pois é convidativa devido à descontração, ajudando-os a relaxar, favorecendo a extroversão para brincadeiras, interações e explorações.
Equipe NAAPA: Psicopedagogas: Gabriela Pastrello Bono, Vilma Nardes Silva Rodrigues, Lucimara Campos Leite Custódio. Psicólogas: Edilma Maria da Silva, Jéssica Aparecida Ribeiro Soares. Apoio Pedagógico: Suze Artem Diniz. Coordenador: André Luiz Corrêa.