PARA QUEM CUIDA

Ações do NAAPA durante a pandemia

Publicado em: 23/11/2021 às 21h57
Sa3

O atendimento aos estudantes acolhidos em SAICA durante a pandemia de COVID-19

Equipe NAAPA DRE Santo Amaro 

 

O SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – é um serviço que oferece acolhimento a crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de proteção e de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias estejam temporariamente impossibilitadas de oferecer cuidado e proteção. O acolhimento se dá por via judicial ou por requisição do Conselho Tutelar.

Sa2

Por seu histórico de vulnerabilidade e pelo fato de o Estado estar como responsável por esses bebês crianças e adolescentes, os estudantes passam a ser acompanhados pela Rede de Proteção e pelo NAAPA, quando matriculados na Rede Municipal de Educação. A função do NAAPA, para além de setor articulador e fortalecedor da Rede de Proteção, é acompanhar o desenvolvimento integral desses estudantes e apoiar as unidades escolares nas quais eles estão inseridos.

A pandemia de COVID-19, a partir de março de 2020, impôs uma série de obstáculos ao acompanhamento dos estudantes, inclusive aqueles acolhidos em SAICAS. Para manter contato com esses estudantes num momento de isolamento, cada um dos trezes NAAPAs da cidade de São Paulo desenvolveu várias estratégias.

O NAAPA da DRE Santo Amaro, entendendo a importância da manutenção do diálogo, elegeu o telefonema  e a videochamada como meios para estabelecer a comunicação com as equipes dos SAICAS e estudantes acolhidos. Semanalmente, a equipe NAAPA entrou em contato, primeiro com a equipe do SAICA, para saber como os estudantes estavam passando pelo isolamento e escutar as demandas, ajustando o fluxo de trabalho. Depois, o contato foi com os estudantes apontados pelo SAICA ou escola, e aqueles que quisessem conversar.

Sa3

A partir desses diálogos, o NAAPA Santo Amaro acionou serviços da rede de proteção, apoiou e orientou a escola, e planejou ações e atividades a serem desenvolvidas, mesmo que à distância, com esses estudantes.

A cada contato, foi possível perceber como essa ação era importante para as crianças e adolescentes do SAICA, para verem que o isolamento era uma medida de prevenção para saúde, e isso não significava ser esquecido e não poder interagir com outras pessoas, pois o NAAPA e a escola estavam lá para eles.

 

Para saber mais…

Sobre SAICA:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/protecao_social_especial/index.php?p=28980

Sobre o NAAPA:

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/NAAPA/

Sobre o NAAPA DRE Santo Amaro:

https://naapadrestoamaro.wixsite.com/naapasantoamaro

https://www.facebook.com/naapasantoamaro

https://editorajuma.com.br/naapa-santo-amaro-e-o-enfrentamento-a-questoes-para-alem-da-pandemia/

[1] Equipe do NAAPA DRE Santo Amaro: Coordenadora: Ana Claudia de Paula. Psicóloga Institucional: Soraia Regina Dib. Psicopedagogas Institucionais: Érika Utimura, Débora Cardoso e Mariangela Alves Feitoza Fernandes. Colaboradora: Paula Augusta Bettio Sanches.

Pjj
03/07/2022 às 15h09

Como o trabalho do NAAPA se transformou durante a pandemia?

Por Dre Pirituba/Jaraguá O NAAPA, ao pensar nas ações promovidas no espaço que compreende os bairros de Pirituba e Jaraguá, […]

Hearts G5937c2465 1920
14/10/2021 às 19h56

Porque eu me importo com o outro: solidariedade em ação

Porque o outro importa: solidariedade em ação

Direito a ser ouvido
28/03/2022 às 11h32

Direito a ser ouvido

Por Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia   No contexto escolar em uma pandemia, depois de um período do ensino remoto, […]