SE LIGA!

Ciclos femininos

Publicado em: 07/06/2022 às 11h40
Ciclos Femininos

Por Jaqueline Gomes Freitas

 

Pobreza Menstrual é questão de saúde da mulher e de direitos individuais e sociais.

Falar sobre isso ainda é muito difícil e precisamos discutir publicamente e na escola. 

A menstruação é um processo natural da mulher e muitos a tratam como algo sujo, sem importância social. Isso faz com que a maioria das mulheres tenha vergonha do assunto.

Discutir sobre pobreza ou precariedade menstrual é falar sobre a falta de acesso de meninas, mulheres e homens trans a produtos básicos para manter uma boa higiene no período da menstruação. Não é só falta de dinheiro para comprar absorventes. Está também relacionado com a ausência ou precariedade de infraestrutura no ambiente onde vivem, como banheiros, água e saneamento.

Vamos falar de saúde e direitos! 

Meu nome é Jaqueline Gomes Freitas, tenho 14 anos e estou no 9° Ano do ensino fundamental na escola EMEF Prof° Ileusa Caetano da Silva. 

Meu trabalho sobre pobreza menstrual começou com meu acompanhamento de um projeto voluntário sobre o assunto: O “Absorvendo Necessidades”, que teve início em Blumenau – Santa Catarina, projeto com a intenção de ajudar pessoas que menstruam a terem acesso aos produtos de higiene como o absorvente e outros produtos de extrema importância. 

Muito me entristeceu saber que um importante projeto de lei sobre esse tema, foi negado pelo poder público, considero inaceitável. Temos direito!.

Após isso, eu decidi escolher esse tema para o meu Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) e tratar sobre o papel da escola na pobreza menstrual. 

A forma como eu acredito que a educação pode ajudar colaborando com educação sexual voltada para cuidados pessoais, cuidar do corpo e conhecimento de direitos como garantia  e manutenção de saúde. Esse é um problema que afeta muitas pessoas do nosso país, principalmente a parte mais pobre da população.

 Assim, espero que meu trabalho contribua para ajudar as pessoas a terem mais conhecimento sobre esse problema.

Ciclos Femininos

Jaqueline Gomes Freitas tem 14 anos, cursa o 9° Ano do Ensino Fundamental na escola EMEF Prof° Ileusa Caetano da Silva. 

Descobertas Pj2
03/07/2022 às 14h22

Ligados e interligados

Por Equipe NAAPA – DRE Pirituba/Jaraguá.   Ao longo da pandemia nos vimos diante de muitas mudanças em nossas rotinas, […]

Curiosidades da cidade
07/04/2022 às 11h15

Curiosidades da cidade

Por Equipe NAAPA – DRE Capela do Socorro   Você já leu no cemitário? Na zona sul, há uma biblioteca […]

Direito à cidadania e à aprendizagem
28/03/2022 às 12h09

Direito à cidadania e à aprendizagem

Por Equipe NAAPA – DRE Freguesia/Brasilândia    ART.58 “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do […]