SE LIGA!

Ciclos femininos

Publicado em: 07/06/2022 às 11h40
Ciclos Femininos

Por Jaqueline Gomes Freitas

 

Pobreza Menstrual é questão de saúde da mulher e de direitos individuais e sociais.

Falar sobre isso ainda é muito difícil e precisamos discutir publicamente e na escola. 

A menstruação é um processo natural da mulher e muitos a tratam como algo sujo, sem importância social. Isso faz com que a maioria das mulheres tenha vergonha do assunto.

Discutir sobre pobreza ou precariedade menstrual é falar sobre a falta de acesso de meninas, mulheres e homens trans a produtos básicos para manter uma boa higiene no período da menstruação. Não é só falta de dinheiro para comprar absorventes. Está também relacionado com a ausência ou precariedade de infraestrutura no ambiente onde vivem, como banheiros, água e saneamento.

Vamos falar de saúde e direitos! 

Meu nome é Jaqueline Gomes Freitas, tenho 14 anos e estou no 9° Ano do ensino fundamental na escola EMEF Prof° Ileusa Caetano da Silva. 

Meu trabalho sobre pobreza menstrual começou com meu acompanhamento de um projeto voluntário sobre o assunto: O “Absorvendo Necessidades”, que teve início em Blumenau – Santa Catarina, projeto com a intenção de ajudar pessoas que menstruam a terem acesso aos produtos de higiene como o absorvente e outros produtos de extrema importância. 

Muito me entristeceu saber que um importante projeto de lei sobre esse tema, foi negado pelo poder público, considero inaceitável. Temos direito!.

Após isso, eu decidi escolher esse tema para o meu Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) e tratar sobre o papel da escola na pobreza menstrual. 

A forma como eu acredito que a educação pode ajudar colaborando com educação sexual voltada para cuidados pessoais, cuidar do corpo e conhecimento de direitos como garantia  e manutenção de saúde. Esse é um problema que afeta muitas pessoas do nosso país, principalmente a parte mais pobre da população.

 Assim, espero que meu trabalho contribua para ajudar as pessoas a terem mais conhecimento sobre esse problema.

Ciclos Femininos

Jaqueline Gomes Freitas tem 14 anos, cursa o 9° Ano do Ensino Fundamental na escola EMEF Prof° Ileusa Caetano da Silva. 

Você sabe por que choramos?
11/03/2022 às 12h35

Você sabe por que choramos?

Por Equipe Naapa Santo Amaro   O choro expressa muitas emoções. Às vezes, conseguimos controlar as lágrimas, mas outras vezes, […]

Desenho1ip
20/12/2021 às 11h34

Descobrindo o que é abuso digital na construção do Trabalho Colaborativo de Autoria – TCA

Por Kherolaine Ferreira   O TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria), no ano de 2021, apresentou desafios e particularidades para além […]

Pj
23/11/2021 às 09h15

Crescer não é fácil, mas é muito interessante

Por Luana  Arakaki Ramos Talvez você não saiba, mas o processo de crescimento acontece de várias formas, tanto no nosso […]