SE LIGA!

Você e o Futuro

Publicado em: 08/11/2021 às 11h35
Futuro

Por Tebas Verena Nogueira e Silva e Rafael Teixeira de Oliveira.

 

Em alguns momentos da vida pensamos no futuro… Às vezes imaginamos estar bem distante dele e outras vezes esquecemos de viver o presente!

Ser, ter, querer, sonhar pode nos parecer inviável pelas expectativas que criamos de nós mesmos, mas existem alguns caminhos que podem ajudar nas suas escolhas. 

  Vocês sabiam que existem lugares em São Paulo que oferecem cursos profissionalizantes totalmente gratuitos e que podem ajudar a ingressar no mercado de trabalho, além dos lugares que oferecem cursos relacionados a arte, musicalização, cultura circense, entre outros? 

 

Cursos

Sem perceber, muitas oportunidades podem nos ajudar a pensar no futuro que já começou!

 

Futuro1

Imagem de Mystic Art Design por Pixabay 

Mostraremos aqui um pouquinho do que a cidade oferece, mas que muita gente desconhece!

 

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PRODUTIVO – CEDESP¹

Tem como objetivo o desenvolvimento de atividades com adolescentes, jovens e adultos, com idade a partir de 15 anos, com o objetivo de investir na formação profissional, assegurar o conhecimento do mundo do trabalho e capacitar em diferentes habilidades, na perspectiva de ampliar o repertório cultural e a participação na vida pública, preparando-o para conquistar e manter a empregabilidade e a autonomia.

As inscrições são realizadas semestralmente e os cursos funcionam de segunda a sexta-feira, em turnos de 4 horas para o período diurno e 3 horas para o noturno.

E o melhor: tem em toda cidade de São Paulo! Para saber onde pode ir e ver quais cursos estão disponíveis perto de você, basta ir ao CRAS de referência e se informar! Você também pode pesquisar pela internet qual o CEDESP mais próximo da sua casa e entrar em contato diretamente com eles!

FÁBRICAS DE CULTURA²

São espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural, por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. 

Para se inscrever é necessário ir pessoalmente até a unidade de interesse portando um documento de identificação. Menores de idade devem comparecer com pais ou responsáveis. Horário de funcionamento: terça a Sexta das 9h às 20h. Sábados e domingos: consulte a programação

 

EMIA (ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA)³

                                                  

A Escola Municipal de Iniciação Artística é um instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011. Fundada em 1980, a escola funciona em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara.

A EMIA trabalha as linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. Tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro

O corpo docente da escola é formado por artistas professores, que trazem sua experiência profissional em diálogo com o espírito investigativo e brincante das crianças. O ingresso dos alunos é feito mediante sorteio público, com inscrição prévia no final de cada ano.

A ação artístico-pedagógica da EMIA parte de uma concepção de infância que entende as crianças como competentes naquilo que fazem, respeitando seus modos de ser, pensar e criar arte.

A iniciação artística é construída a partir da integração das linguagens de Artes Visuais, Dança Música e Teatro, por meio da troca de saberes, da experimentação, da aquisição de novos repertórios, que acontecem nos encontros entre artistas e crianças.

E aí? Já se imaginou num desses cursos? Top, né? 

Então, bora se dedicar e ver com o que se identifica? 

 

 

 

 

Tebas Rafa

 Tebas Verena Nogueira e Silva é psicóloga, e Rafael Teixeira de Oliveira é psicopedagogo. Trabalham no NAAPA da DRE São Mateus .

Referências:

1-  https://www.capital.sp.gov.br/cidadao/familia-e-assistencia-social/servicos-para-criancas-e-adolescentes/centro-de-desenvolvimento-social-e-produtivo-cedesp

2- https://www.fabricasdecultura.org.br/programa-artistico-pedagogico/busca-cursos-e-atividades.php

3- https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/dec/formacao/iniciacao_artistica/index.php?p=7372

Buildings G2c43ecee0 1920
24/11/2021 às 14h40

Arte e Cidade

Por Carla Alessandra Sartorelli Guimarães A estudante Yasmim Victoria viveu uma experiência incrível ao pensar sobre como a arte influencia […]

Sergio Vaz
07/06/2022 às 11h55

Poesia contra a violência

Por Giovanna Santos   E aí? Bora de poesia? A Quebrada de lá e de cá, geral se liga nesse […]

Grafite é sobre isso
07/04/2022 às 12h20

Grafite é sobre isso

Por Equipe NAAPA – DRE Capela do Socorro. O bairro do Grajaú tem destaque no mapa do Grafite paulistano. A […]