SE LIGA!

A Arte revelando sentimentos

Publicado em: 21/12/2021 às 18h28
Desenho De Abertura Seção Sentimento

Você já parou para pensar na importância da arte na nossa vida?

Desde os primórdios, a Arte aparece como forma de expressão. Em épocas de crise e períodos de incertezas da sociedade, é por meio das produções culturais e artísticas que os indivíduos refletem e expressam sobre os seus tempos, ora revelando os medos, as angústias, as tristezas e também ressignificando emoções e  pensamentos. Sob a narrativa terapêutica, tanto os desenhos quanto a escrita são jeitos de lidar com as dores e sofrimentos pessoais. 

Olha que incrível o desenho que a estudante Karina Soares, 15 anos, estudante da EMEF Irineu Marinho compartilho com a gente.

Desenho Cubo Karina

Além de desenhar, Karina também gosta de escrever. Olha só o texto que ela enviou para que pudéssemos ler junto com a imagem.

 

 

Um dia me disseram que, dentro do cubo, eu iria ser protegida, que a minha segurança seria garantida e minha felicidade logo iria chegar.

Mas …

Depois de um longo tempo eu percebi…

Que o excesso de proteção e a toxicidade da segurança excessiva não me trazia a minha verdadeira felicidade;

A liberdade.

 

A estudante Karina encontrou um meio de expressar os seus sentimentos e compartilhou com todos nós. Se você quiser enviar um poema ou um desenho, basta ir lá no espaço “o que rola na quebrada” que você encontra o link para o envio.

 

1imag

Patrícia Cristina Santos da Silva – Psicopedagoga Institucional – NAAPA DRE IP

2imag

Viviane Nogueira da Silva – Psicóloga Escolar – NAAPA DRE IP

 

 

Pe3
23/11/2021 às 19h46

Bora todo mundo, bora fazer poesia para o mundo

Por Juliana Alves Ortunes   Durante a pandemia, a situação ficou complicada, por isso, muita gente buscou na arte uma […]

Transições
26/05/2022 às 15h36

Transições

Transições Por Letícia Aparecida dos Anjos – Estagiária da área de Psicologia no NAAPA/DRE Guaianases   “Mude, mas comece devagar, […]

Imagem30
08/11/2021 às 11h57

Angústia, medo, incerteza e ansiedade… O que fazer?

Por Ainá Agata Tavares  e Tatiane Marion   Dezembro de 2019. Em meio às programações para as festas de Natal […]