SE LIGA!

Direito à acessibilidade e à equidade

Publicado em: 28/03/2022 às 12h28

Por Paulo Henrique de Oliveira Pequeno

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

Com relação à educação, o ECA prevê que os portadores com deficiência tenham atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino (artigo 54,III). Essa disposição além de garantir um atendimento adequado às necessidades da criança e do adolescente, busca evitar qualquer tipo de segregação com nossos estudantes.

Fb1

A escola, como já dissemos, é um importante espaço para a produção de equidade, tornando-se um ambiente inclusivo, legitimando um espaço em que todos podem existir a partir das suas singularidades

A diretora Adriana Gomes, pessoa com deficiência, participou de rodas de conversa entre os estudantes dos oitavos e nonos anos e Ana Luiza (Assistente de direção, que é mãe de pessoa com deficiência),  e proporcionaram um rico momento de integração, inclusão social e aprendizado para todos os que puderam participar.

Ações como esta promovem uma consciência coletiva que vai sendo replicada na própria sociedade. Na ocasião desse encontro, os estudantes puderam  puderam interagir e aprender sobre como elas lidam com o trabalho e com a família.

Outro ponto importante, foi ouvir o que elas disseram sobre preconceito e falta de conhecimento de muitas pessoas em relação a este tema.

Elas também disseram como a falta de conhecimento e preconceito de muitas pessoas.

Como professor, quero destacar a riqueza deste momento, pois essa experiência, como mediador desse encontro, acrescentou muito às reflexões sobre a minha prática docente, de forma que levarei para toda a minha jornada como cidadão e carreira de professor, sempre visando à promoção de tão necessária inclusão.

Paulo Henrique de Oliveira Pequeno é professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação. Atua na E.M.E.F. João Amos Comenius

 

Esmalte ultra violeta com glitter
26/05/2022 às 15h33

Esmalte ultra violeta com glitter

 Por Adriana Daleffi e Regina Lopes de Lima Baldi Hoje gostaríamos de bater um papo com vocês sobre sonhos e projetos […]

Horizontes4
16/02/2022 às 17h47

Mitos e verdades

Por Simone Guedes e Marcela Sacomam Vamos aprender um pouco sobre mitos e verdades no que se refere ao bullying […]

Rej111
01/02/2022 às 14h06

Ação e conhecimento

Por Equipe Naapa DRE Itaquera Você sabia que muitas meninas acabam não indo para escola por não terem absorvente para […]