SE LIGA!
Por Luana Arakaki Ramos
Talvez você não saiba, mas o processo de crescimento acontece de várias formas, tanto no nosso corpo quanto na nossa mente e emoções.
Por exemplo, você sabia que as crianças têm mais ossos em seu corpo do que os adultos?
Imagem: Pixabay
Um bebê nasce com cerca de 300 ossos em seu corpo, muitos deles se fundem ao longo do processo de crescimento, e como resultado, o esqueleto de um ser humano adulto tem 206 ossos.
Isso ocorre porque os hormônios de crescimento (GH e IGF-1) fazem com que as cartilagens, que existem na ponta dos ossos, cresçam e comecem a formar mais ossos.
A hipófise que fabrica esses hormônios trabalha dia e noite. Mas durante o sono há maior liberação deles no nosso corpo, e por isso, o sono de crianças e adolescentes é tão importante. Além do sono, atividades físicas estimulam os hormônios do crescimento.
Imagem: Pixabay
O crescimento dos ossos dura, em média, 16 anos para os meninos e 14 para as meninas. A cartilagem é totalmente substituída por osso, e o crescimento em si acaba.
Tanto a baixa estatura quanto o crescimento em excesso podem ser tratados pelo médico endocrinologista e quanto mais cedo detectamos o problema, mais eficiente será o tratamento.
É importante lembrar que a altura ou o formato do corpo de uma pessoa, não define quem ela é e muito menos quem ela pode ser. Crescer é uma aventura na vida de todo ser humano! Cuide do seu corpo e sua mente e aproveite!
Se você quiser ler um pouco mais sobre este assunto, clique nos links abaixo:
https://www.hipercultura.com/curiosidades-corpo-humano/
https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/1839-crescer-nao-e-facil-nao-chega-ate-a-doer
Luana Arakaki Ramos é professora da Rede Municipal de Educação e atua como psicóloga no NAAPA – DRE Pirituba/Jaraguá.