PARA QUEM CUIDA
Por Tatiane Teig
Você, certamente, já ouviu e vivenciou, em algum momento na escola ou fora dela, cenas de bulliyng, não é mesmo? Precisamos enfrentar todos os tipos de violências presentes na nossa sociedade, por isso, vale a pena ler e conhecer os materiais destacados nesta seção, como também ler o que diz a pedagoga Crislei Custódio e a Professora Flávia Schilling.
“É muito importante a gente falar sobre bulliyng, mas a gente tem um passo atrás, que é o de não centralizar na figura do indivíduo, porque está para além da mera questão interpessoal. A gente tenta pensar que discriminação e que preconceito, o que tem ali para além da superfície? A gente precisa aprofundar esse debate, e para trazer os professores para a roda, porque há muitas violências cotidianas, produzidas no interior da escola”.
Você pode ler o artigo na íntegra, clicando aqui : http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/flavia_schilling/flavia_schilling_olhar_violencia_dh_vitima.pdf
Identificar sinais apresentados por crianças e estudantes, vítimas de violência, é o que você pode aprender lendo o “Conhecer para proteger“, que para além dessas informações, descreve as violências mais comuns, como também indica quais providências devemos tomar diante dessas ocorrências.
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/Conhecer-para-Proteger-WEB.pdf
Há muita coisa para assistir na internet a respeito deste tema, por isso, elencamos aqui uma entrevista e alguns vídeos bem interessantes para a reflexão e enfrentamento das violências.
Veja esta entrevista com a Psicóloga Beatriz de Paula Souza sobre Bulliyng, no Programa “Na ordem do dia”:
Link para assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vDjWe1CjtrE
Outros palestras interessantes você pode conferir aqui:
- Lutando com a não violência:
- O poder da vulnerabilidade:
- Por que eu continuo falando, mesmo quando as pessoas zombam do meu sotaque:
Tatiane Teig é estudante de Psicologia na PUC-SP e estagiária no NAAPA DRE Jaçanã/Tremembé.