PARA QUEM CUIDA
Por Equipe NAAPA – DRE Butantã
Desgastes físicos e emocionais: como lidar com as consequências da pandemia? Nesse sentido, as Coordenadoras Pedagógicas da EMEF General Euclydes de Oliveira Figueiredo tiveram a iniciativa com tom de abraço! Promoveram uma série de atividades relacionadas ao acolhimento que passou a fazer parte do calendário da escola como uma
programação anual: o Outubro Inspirador.
O objetivo é dedicar uma parte do horário formativo aos temas voltados para a saúde mental, criatividade, produção e fruição artística, e estimular o fortalecimento da acolhida emocional aos profissionais que atuam nas escolas.
Nessa experiência, os professores são estimulados a exercer sua autoria, reconhecendo-se como produtores de seu conhecimento e permitindo-se compartilhá-lo com os colegas.
Nesse processo, a parceria com NAAPA aconteceu a partir de exercícios de respiração e relaxamento.
Isso quase todo mundo sabe: a pandemia intensificou ainda mais as desigualdades sociais e, entre tantos desdobramentos, vimos o aumento dos desgastes físicos e emocionais entre profissionais da educação assolados por demandas e incumbências para as quais não estavam preparados. No enfrentamento desse contexto adverso, as Coordenadoras Pedagógicas da EMEF General Euclydes de Oliveira Figueiredo promoveram uma série de atividades relacionadas ao acolhimento que passou a fazer parte do calendário da escola como uma programação anual: o Outubro Inspirador.
Em 2020, na primeira edição, o evento foi marcado por um Sarau on-line no qual professores tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos e compartilhar sentimentos acerca da pandemia e dos desafios cotidianos. Entre os convidados especiais, houve a participação do poeta e escritor Manoel Severino da Silva, que havia sido Assistente de Direção da escola no ano anterior. Havia a liberdade de escolha da linguagem (e até da participação ou não, pois há quem não se sinta à vontade para esse grau de exposição pessoal, mas pode ser alcançado pelo abraço
como “ouvinte”).
Nesse primeiro ano, as produções foram reunidas em um livreto (ebook) compartilhado entre todos. A publicação revelou um retrato mais íntimo dessa circunstância vivenciada de diferentes maneiras por cada pessoa da escola.
No ano seguinte, apesar da vacina, a pandemia ainda era uma preocupação, mas com a volta parcial das aulas presenciais, as demandas e os ânimos eram outros, por isso, reconhecendo a necessidade de considerar essa contextualização, as coordenadoras elaboraram um programa mais formativo, embora ainda marcado por apresentações da “Prata da Casa” (docentes artistas que estavam dispostos a compartilhar seus talentos no evento – gente que “não abriria mão disso por nada!”, como disse uma das professoras).
Houve, ainda na edição de 2021, convidados especiais como a equipe do NAAPA, que trouxe reflexões sobre a saúde mental e realizou exercícios de respiração e relaxamento com os participantes.
A consolidação dessa proposta como Calendário da Unidade Escolar reafirma a orientação do próprio Currículo da Cidade para que os espaços formativos visem à Educação Integral, e, portanto, não sejam apenas ambientes voltados à transmissão de conteúdos, mas sim, processos abertos à escuta e à experiência significativa e humanizadora.
Você pode conhecer o livreto de 2020 e os folders com as programações para se inspirar e quem sabe construir uma proposta assim na sua escola. Logo ao final da matéria, você poderá ler uma poema incrível e acessar o link que te levará ao conjunto de textos escritos. Vale a pena ler o ebook, que está lindo, lindo.
Ebook: https://drive.google.com/file/d/1wSBUtB8jnbkULuSd59mIH7VpCIBqv1he/view
Equipe NAAPA: Psicopedagogas: Gabriela Pastrello Bono, Vilma Nardes Silva Rodrigues, Lucimara Campos Leite Custódio. Psicólogas: Edilma Maria da Silva, Jéssica Aparecida Ribeiro Soares. Apoio Pedagógico: Suze Artem Diniz. Coordenador: André Luiz Corrêa.