PARA QUEM CUIDA

O ideal x o real

Publicado em: 19/01/2022 às 18h50
Lantern Gcbdb6b257 1920

Por Caio Marques Fernandes

É fato que a Educação não acontece só pelo conteúdo trabalhado em sala de aula. Se o professor ou professora tem o objetivo de alcançar o maior número de estudantes, precisa entender antes o funcionamento do ser humano e todas as barreiras que o impedem de aprender.

O professor Caio, iniciante na profissão aos 23 anos, foi obrigado a rever vários conceitos. Acreditava que tinha sucesso aquele que se esforçava, que corria atrás dos objetivos e que quem não alcançava tinha preguiça, falta de vontade. Acreditava que, pela sua origem, pelo bullying sofrido na infância, tinha uma dor que gerava raiva suficiente para motivar, para superar os obstáculos. Analisava apenas o seu próprio contexto social e julgava, equivocadamente, que sua vida era tão difícil quanto a dos outros.

 

Nunca passei fome. Tive que lidar com estudantes que vão à escola para comer.

 

Nunca fiquei sem água em casa. São vários os estudantes que não têm acesso a um chuveiro. Saneamento BÁSICO. 

 

Sempre tive acesso à tecnologias, desde os primórdios da internet no Brasil. Tive que ver famílias sacrificarem parte da renda para bancar um celular com internet para os filhos estudarem, em meio a uma alta de preços, dificuldades em manter ou encontrar empregos, bancar um aluguel…

 

Sempre tive família presente, acompanhando as aprendizagens, pois minha mãe deixou de trabalhar para cuidar dos filhos pequenos, só retornando ao atingirmos a adolescência. Quantos pais, avós, tios, adultos que cuidam, que não conseguem fazer esse acompanhamento, porque buscam meios de sobreviver em meio ao caos desse país?

 

Escola é um elemento transformador, para professores e estudantes. Me tornou um ser humano melhor, capaz de se colocar no lugar do outro, de se comunicar melhor, de respeitar a dificuldade e tentar ajudar, da melhor maneira possível.

 

Tudo isso para dizer que não é que todo professor seja de uma linha política específica. É que a escola, a profissão e todos os objetivos dela exigem um elemento essencial: Humanidade. Se esse elemento for pertencente a uma linha política específica, é nela em que eu estarei.

 

O tempo e a experiência também parecem ter sido fatores. O professor Caio, com 34, é muito melhor professor do que o iniciante com 23.

Caio Marques Fernandes é professor da Rede Municipal de Ensino

Elisandra
11/11/2021 às 14h35

Tessituras nas relações entre professor e estudante: breve ensaio sobre “encontros”

Por Elizandra Félix   “Quero falar da descoberta que o ‘eu’ faz do ‘outro’. O assunto é imenso, mas acabamos […]

It2
04/02/2022 às 10h19

A Avenida Paulista é incrível. Você conhece?

Por Jucilene Alves   O passeio pela Avenida Paulista proporciona uma verdadeira aula de história, repleta de culturas, pessoas bacanas, e […]

Itinerários 2pj
03/07/2022 às 14h58

Vivências e mudanças que vieram com a Internet e as redes sociais

Por Naapa – DRE Pirituba/Jaraguá   Todos nós percebemos que nossa realidade mudou. Antes da pandemia já estava diferente. O […]