PARA QUEM CUIDA

O ideal x o real

Publicado em: 19/01/2022 às 18h50
Lantern Gcbdb6b257 1920

Por Caio Marques Fernandes

É fato que a Educação não acontece só pelo conteúdo trabalhado em sala de aula. Se o professor ou professora tem o objetivo de alcançar o maior número de estudantes, precisa entender antes o funcionamento do ser humano e todas as barreiras que o impedem de aprender.

O professor Caio, iniciante na profissão aos 23 anos, foi obrigado a rever vários conceitos. Acreditava que tinha sucesso aquele que se esforçava, que corria atrás dos objetivos e que quem não alcançava tinha preguiça, falta de vontade. Acreditava que, pela sua origem, pelo bullying sofrido na infância, tinha uma dor que gerava raiva suficiente para motivar, para superar os obstáculos. Analisava apenas o seu próprio contexto social e julgava, equivocadamente, que sua vida era tão difícil quanto a dos outros.

 

Nunca passei fome. Tive que lidar com estudantes que vão à escola para comer.

 

Nunca fiquei sem água em casa. São vários os estudantes que não têm acesso a um chuveiro. Saneamento BÁSICO. 

 

Sempre tive acesso à tecnologias, desde os primórdios da internet no Brasil. Tive que ver famílias sacrificarem parte da renda para bancar um celular com internet para os filhos estudarem, em meio a uma alta de preços, dificuldades em manter ou encontrar empregos, bancar um aluguel…

 

Sempre tive família presente, acompanhando as aprendizagens, pois minha mãe deixou de trabalhar para cuidar dos filhos pequenos, só retornando ao atingirmos a adolescência. Quantos pais, avós, tios, adultos que cuidam, que não conseguem fazer esse acompanhamento, porque buscam meios de sobreviver em meio ao caos desse país?

 

Escola é um elemento transformador, para professores e estudantes. Me tornou um ser humano melhor, capaz de se colocar no lugar do outro, de se comunicar melhor, de respeitar a dificuldade e tentar ajudar, da melhor maneira possível.

 

Tudo isso para dizer que não é que todo professor seja de uma linha política específica. É que a escola, a profissão e todos os objetivos dela exigem um elemento essencial: Humanidade. Se esse elemento for pertencente a uma linha política específica, é nela em que eu estarei.

 

O tempo e a experiência também parecem ter sido fatores. O professor Caio, com 34, é muito melhor professor do que o iniciante com 23.

Caio Marques Fernandes é professor da Rede Municipal de Ensino

Itinerarios
14/02/2022 às 12h23

Empatia: um olhar para o próximo no combate ao cyberbullying

Por Wagner Rodrigo Floriano Ao pensarmos em tecnologias de modo geral, já pensamos em facilitadores e, com a internet, não […]

Al5
15/10/2021 às 13h47

A Escola como espaço de experiência e conexão: força mobilizadora do que nos afeta e constitui

Por Alex Benjamim de Lima A aurora ainda é apenas uma ameaça quando o acender das primeiras lâmpadas das casas […]

Carolina presente em nosso território
26/05/2022 às 14h51

Carolina presente em nosso território

Por Cinara Campos Ferreira Rodrigues   Carolina Maria de Jesus já escrevia em suas folhas surradas, encontradas talvez no meio […]