SE LIGA!
Por Vivian Pires
A adolescente G. da turma do 7° ano foi surpreendida por um colega que, sem permissão, lhe ”roubou um beijo” durante a troca de aula.
Incomodada com a situação, a estudante com suas amigas, procuraram a equipe gestora para relatar o ocorrido, que compreendeu a necessidade de discutir com os demais estudantes, a valorização e o respeito ao corpo da mulher.
Partindo da pergunta: Os homens têm direito de fazer isso com as mulheres? Surgiu o Projeto “NÃO, É NÃO”!
O movimento trouxe para a reflexão o empoderamento e o protagonismo feminino. Proporcionou uma efetiva articulação entre os estudantes e os educadores, repercutindo significativamente também nas famílias que compreenderam a importância do respeito mútuo dentro e fora da escola.
Apoiada pelos professores e gestores, a estudante G. liderou uma das “comissões de representantes”. Encorajada, assumiu o papel de protagonista, participando da organização e etapas do projeto – colaborou no desenvolvimento das propostas e das ações resultando em elaboração de cartazes, confecção e distribuição de bottons, roda de conversas e vídeo informativo.
De certo que a equipe escolar seguirá colhendo bons frutos desse trabalho, pois o diálogo sobre promoção, valorização e respeito se manifesta na vida dos estudantes, à medida que se tornam cidadãos conscientes. É a escola educando para o futuro.
Lara Cunha Mendonça é diretora da EMEF Rodrigo Mello Franco de Andrade, escola onde esse projeto aconteceu.
Vivian Pires é psicóloga do NAAPA da DRE São Mateus