SE LIGA!

Crescer não é fácil, mas é muito interessante

Publicado em: 23/11/2021 às 09h15
Pj

Por Luana  Arakaki Ramos

Talvez você não saiba, mas o processo de crescimento acontece de várias formas, tanto no nosso corpo quanto na nossa mente e emoções.

Por exemplo, você sabia que as crianças têm mais ossos em seu corpo do que os adultos?

 

Pj

Imagem: Pixabay

Um bebê nasce com cerca de 300 ossos em seu corpo, muitos deles se fundem ao longo do processo de crescimento, e como resultado, o esqueleto de um ser humano adulto tem 206 ossos.

Isso ocorre porque os hormônios de crescimento (GH e IGF-1) fazem com que as cartilagens, que existem na ponta dos ossos, cresçam e comecem a formar mais ossos.

A hipófise que fabrica esses hormônios trabalha dia e noite. Mas durante o sono há maior liberação deles no nosso corpo, e por isso, o sono de crianças e adolescentes é tão importante. Além do sono, atividades físicas estimulam os hormônios do crescimento.

Skeleton Gbf9a3df75 1280

 

Imagem: Pixabay

O crescimento dos ossos dura, em média, 16 anos para os meninos e 14 para as meninas. A cartilagem é totalmente substituída por osso, e o crescimento em si acaba.

Tanto a baixa estatura quanto o crescimento em excesso podem ser tratados pelo médico endocrinologista e quanto mais cedo detectamos o problema, mais eficiente será o tratamento.

É importante lembrar que a altura ou o formato do corpo de uma pessoa, não define quem ela é e muito menos quem ela pode ser. Crescer é uma aventura na vida de todo ser humano! Cuide do seu corpo e sua mente e aproveite!

Se você quiser ler um pouco mais sobre este assunto, clique nos links abaixo:

https://www.hipercultura.com/curiosidades-corpo-humano/

https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/1839-crescer-nao-e-facil-nao-chega-ate-a-doer

Luana

Luana Arakaki Ramos é professora da Rede Municipal de Educação e atua como psicóloga no NAAPA – DRE Pirituba/Jaraguá.

Você sabe por que choramos?
11/03/2022 às 12h35

Você sabe por que choramos?

Por Equipe Naapa Santo Amaro   O choro expressa muitas emoções. Às vezes, conseguimos controlar as lágrimas, mas outras vezes, […]

Curiosidades da cidade
07/04/2022 às 11h15

Curiosidades da cidade

Por Equipe NAAPA – DRE Capela do Socorro   Você já leu no cemitário? Na zona sul, há uma biblioteca […]

Bullying Jt
16/02/2022 às 17h41

Nós não nascemos violentos

Por Simone Guedes e Marcela Sacomam Você já parou pra pensar porque rola tanta violência em nosso cotidiano? Nenhum de […]