SE LIGA!

NÃO, é NÃO!

Publicado em: 08/11/2021 às 11h32
Smdesc4

Por Vivian Pires

 

A adolescente G. da turma do 7° ano foi surpreendida por um colega que, sem permissão, lhe ”roubou um beijo” durante a troca de aula. 

 

Smdesc

Incomodada com a situação, a estudante com suas amigas, procuraram a equipe gestora para relatar o ocorrido, que compreendeu a necessidade de discutir com os demais estudantes, a valorização e o respeito ao corpo da mulher.

Partindo da pergunta: Os homens têm direito de fazer isso com as mulheres? Surgiu o Projeto “NÃO, É NÃO”! 

Smdesc1

O movimento trouxe para a reflexão o empoderamento e o protagonismo feminino. Proporcionou uma efetiva articulação entre os estudantes e os educadores, repercutindo significativamente também nas famílias que compreenderam a importância do respeito mútuo dentro e fora da escola.   

 

Smdesc2

Apoiada pelos professores e gestores, a estudante G. liderou uma das “comissões de representantes”. Encorajada, assumiu o papel de protagonista, participando da organização e etapas do projeto – colaborou no desenvolvimento das propostas e das ações resultando em elaboração de cartazes, confecção e distribuição de bottons, roda de conversas e vídeo informativo.

Smdesc3Imagem25

 

Smdesc4

De certo que a equipe escolar seguirá colhendo bons frutos desse trabalho, pois o diálogo sobre promoção, valorização e respeito se manifesta na vida dos estudantes, à medida que se tornam cidadãos conscientes. É a escola educando para o futuro.

Smdesc5

Lara Cunha Mendonça é diretora da EMEF Rodrigo Mello Franco de Andrade, escola onde esse projeto aconteceu.

 

 

 

Vivian

Vivian Pires é psicóloga do NAAPA da DRE São Mateus 

Créditos da imagem: Imagem de Tumisu por Pixabay 

I6
07/12/2021 às 21h53

Resgatando a identidade brasileira

Por Auri Maria da Conceição Lopes   Vamos conhecer a história da Auri, que é indígena do povo ATIKUM e […]

Desenho1ip
20/12/2021 às 11h34

Descobrindo o que é abuso digital na construção do Trabalho Colaborativo de Autoria – TCA

Por Kherolaine Ferreira   O TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria), no ano de 2021, apresentou desafios e particularidades para além […]

Você sabe por que choramos?
11/03/2022 às 12h35

Você sabe por que choramos?

Por Equipe Naapa Santo Amaro   O choro expressa muitas emoções. Às vezes, conseguimos controlar as lágrimas, mas outras vezes, […]