SE LIGA!
Por Tebas Verena Nogueira e Silva e Rafael Teixeira de Oliveira.
Em alguns momentos da vida pensamos no futuro… Às vezes imaginamos estar bem distante dele e outras vezes esquecemos de viver o presente!
Ser, ter, querer, sonhar pode nos parecer inviável pelas expectativas que criamos de nós mesmos, mas existem alguns caminhos que podem ajudar nas suas escolhas.
Vocês sabiam que existem lugares em São Paulo que oferecem cursos profissionalizantes totalmente gratuitos e que podem ajudar a ingressar no mercado de trabalho, além dos lugares que oferecem cursos relacionados a arte, musicalização, cultura circense, entre outros?
Sem perceber, muitas oportunidades podem nos ajudar a pensar no futuro que já começou!
Imagem de Mystic Art Design por Pixabay
Mostraremos aqui um pouquinho do que a cidade oferece, mas que muita gente desconhece!
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PRODUTIVO – CEDESP¹
Tem como objetivo o desenvolvimento de atividades com adolescentes, jovens e adultos, com idade a partir de 15 anos, com o objetivo de investir na formação profissional, assegurar o conhecimento do mundo do trabalho e capacitar em diferentes habilidades, na perspectiva de ampliar o repertório cultural e a participação na vida pública, preparando-o para conquistar e manter a empregabilidade e a autonomia.
As inscrições são realizadas semestralmente e os cursos funcionam de segunda a sexta-feira, em turnos de 4 horas para o período diurno e 3 horas para o noturno.
E o melhor: tem em toda cidade de São Paulo! Para saber onde pode ir e ver quais cursos estão disponíveis perto de você, basta ir ao CRAS de referência e se informar! Você também pode pesquisar pela internet qual o CEDESP mais próximo da sua casa e entrar em contato diretamente com eles!
FÁBRICAS DE CULTURA²
São espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural, por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada.
Para se inscrever é necessário ir pessoalmente até a unidade de interesse portando um documento de identificação. Menores de idade devem comparecer com pais ou responsáveis. Horário de funcionamento: terça a Sexta das 9h às 20h. Sábados e domingos: consulte a programação
EMIA (ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA)³
A Escola Municipal de Iniciação Artística é um instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011. Fundada em 1980, a escola funciona em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara.
A EMIA trabalha as linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. Tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro
O corpo docente da escola é formado por artistas professores, que trazem sua experiência profissional em diálogo com o espírito investigativo e brincante das crianças. O ingresso dos alunos é feito mediante sorteio público, com inscrição prévia no final de cada ano.
A ação artístico-pedagógica da EMIA parte de uma concepção de infância que entende as crianças como competentes naquilo que fazem, respeitando seus modos de ser, pensar e criar arte.
A iniciação artística é construída a partir da integração das linguagens de Artes Visuais, Dança Música e Teatro, por meio da troca de saberes, da experimentação, da aquisição de novos repertórios, que acontecem nos encontros entre artistas e crianças.
E aí? Já se imaginou num desses cursos? Top, né?
Então, bora se dedicar e ver com o que se identifica?
Tebas Verena Nogueira e Silva é psicóloga, e Rafael Teixeira de Oliveira é psicopedagogo. Trabalham no NAAPA da DRE São Mateus .
Referências:
1- https://www.capital.sp.gov.br/cidadao/familia-e-assistencia-social/servicos-para-criancas-e-adolescentes/centro-de-desenvolvimento-social-e-produtivo-cedesp
2- https://www.fabricasdecultura.org.br/programa-artistico-pedagogico/busca-cursos-e-atividades.php
3- https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/dec/formacao/iniciacao_artistica/index.php?p=7372